segunda-feira, setembro 18, 2006

ESTOU DE VOLTA


Estou de volta!
A todos quantos me acompanham através do blog, as minhas desculpas por este silêncio tão prolongado…
Queria ter escrito a partir de Portugal, mas o tempo foi escasso para tantos afazeres.
Fiquei surpreendida com o que senti ao regressar a Díli! Quando daqui saímos estava instalada a crise… o tempo que passei em Portugal também não pode ser propriamente classificado como “umas boas férias”; por isso o que senti ao aterrar em Díli, me surpreendeu pela positiva! Senti-me em casa. Voltei ao país onde apesar da crise, da pobreza crónica, das milhares de pessoas que ainda se encontram nos campos de refugiados, as crianças ainda encontram razões para sorrirem!!!
Surpreendida porque, não sabia que em 10 meses tinha travado conhecimento com tantas pessoas…
Surpreendida, porque ao contrário do ano passado, em que tudo era novo e desconhecido, agora sinto que os meses que aqui vivi, me conferem um sentimento de pertença.
Pertença, que se traduz, na forma como sinto este espaço – um misto de alegria pelo regresso e de tristeza porque muitos são os timorenses que perderam a casa e familiares… que viram, mais uma vez, a sua vida, já de si pobre, destroçada pela perda e pela dor!

7 Comments:

At 19/9/06 04:03, Anonymous Anónimo said...

Que bom que regressaste!
Já estava com saudades das tuas crónicas. Escreve sempre.
Beijinhos
Lídia

 
At 20/9/06 23:17, Anonymous Anónimo said...

Bom regresso.
Beijo

 
At 23/9/06 12:31, Blogger São said...

Obrigada Mana :) Obrigada Piri :)

 
At 17/10/06 09:50, Anonymous Anónimo said...

Pois, parece que Timor tem a capacidade de nos prender de forma definitiva, não é? Uma estranha sensação de pertença, uma inesperada identificação... nunca mais se é o mesmo malai, nunca mais se é tão malai.
Bom regresso, bom trabalho. Eu continuarei a esperar os seus comentários.

RR

 
At 17/10/06 10:19, Blogger São said...

Obrigada RR, por me acompanhar aí desse lado!Quanto tempo esteve em Timor?

 
At 1/11/06 10:01, Anonymous Anónimo said...

Desculpe, só hoje reparei que me fez uma pergunta. A resposta é: somente 3 meses, de Abril a Junho de 2000. Nada que se compare com a sua experiência, ainda que os tempos fossem de agitação e o clima de grande efervescência. A cooperação portuguesa era ainda titubeante e a organização muito deficiente, mas a hospitalidade e a candura dos timorenses compensavam tudo.
Devia ter regressado a Timor em Junho e Julho de 2006, mas as perturbações políticas e sociais levaram à anulação do programa em que estaria envolvido. Disponibilizei-me para os mesmos meses de 2007 - vamos ver como correm as coisas...

RR

 
At 2/11/06 06:30, Anonymous Anónimo said...

Isto está lindo, está...

 

Enviar um comentário

<< Home