sábado, maio 13, 2006

CONTRA-INFORMAÇÃO?

Questiono-me quanto tempo terei desperdiçado ao longo da minha vida lendo os jornais. Quanta da informação que li não era verdadeira?
Vem isto a propósito do seguinte. Imaginem o cenário. Estou, na companhia dos restantes colegas a trabalhar no gabinete. Há um grupo de professores, que por razões várias ainda não regressou aos distritos. Estão concentrados e empenhados em finalizar uma série de tarefas. Surge a notícia: Em Portugal, estão todos em alvoroço! A FRENPROF – sim, a FRENPROF, divulgou a informação de que “ os professores estariam com medo e a pensar sair de Timor-Leste”! O jornalista da RTP, Pedro Valador, (a quem aproveito para dar os Parabéns, pelo trabalho sério e competente que aqui desenvolve) telefona-nos para se inteirar do que se passa. Às 7 horas da manhã, hora de Portugal, (15 horas para nós) todos pudemos ouvir, em directo, um relato completamente verídico do que aqui se passa! Mais, no vosso telejornal de 13 horas (21 horas aqui) todos puderam ver os professores, e ouvir a sua opinião. Mas, pasmem-se, depois de tudo isto, a FRENPROF continuou a dizer exactamente o mesmo!!! Não me atrevo, sequer a inventariar hipóteses de explicação para o sucedido! Pois, se qualquer jornalista que se preze, deve, não só confiar nas fontes, como cruzar a informação que obtém, como é suposto ouvir também as outras notícias que vão surgindo!
Meus amigos, que diferença faz, ler uma notícia que vem de longe ou estar no centro dos acontecimentos. Já suspeitava disto, em teoria. Nunca pensei como, na prática, pudesse ser tão diferente.

4 Comments:

At 14/5/06 00:27, Anonymous Anónimo said...

Tenho cada vez mais a sensação de q se "fazem" notícias para vender e não para transmitir informação. Enfim... Beijo beijo

 
At 14/5/06 07:43, Blogger São said...

nem mais! bj ;))

 
At 15/5/06 09:33, Anonymous Anónimo said...

Infelizmente, não é novidade para mim... Já todos estudámos isso, já lemos nos livros que o trabalho do jornalista é uma apropriação do real, que não há isenção possível, que a citação é um logro, etc, etc. Mas quando nos toca na pela arde que se farta. É que, ainda por cima, parece haver gente mal intencionada ou simplesmente incompetente até ao limite. Por favor, continue a dar-nos outras visões do real timorense.

RR

 
At 15/5/06 17:09, Anonymous Anónimo said...

Olá!
Sabes que quando essa notícia deu na rádio recebi um telefonema a perguntar o que é que tu tinhas dito sobre esta situação.
Agora só depois de ver o teu blog é que tomo como certa a notícia.
Espero que esteja tudo muito mais tranquilo do que as vozes que nos vão chegando.
Beijinhos

 

Enviar um comentário

<< Home