sábado, abril 22, 2006

TAIS: OS TÊXTEIS DE TIMOR LESTE












No site http://www.turismotimorleste.com/pt , encontram muita informação sobre os tais de Timor Leste.

Nas ruas, é comum vermos inúmeros vendedores de tais. A multiplicidade de cores vivas dos tais, anula um pouco a imagem degradante de muitos vendores, que vencidos pelo cansaço, adormecem nas ruas, deitados sobre estes pedaços de pano coloridos. Existe mesmo um mercado, o Mercado dos Tais, onde podemos encontrar uma grande variedade de padrões. O tais , não é de uma forma geral, utilizado no dia –a-dia. O seu uso destina-se a situações de cerimónia, rituais religiosos e festas. Os homens vestem panos rectangulares, denominados tais mane, que envergam à volta da cintura, e as mulheres vestem tais feto; são semelhantes, mas são cosidos , para assentarem justos ao corpo e são atravessados na zona do peito.
O algodão é a principal fibra utilizada (foram os portugueses que o trouxeram para Timor, no século XVII). Actualmente nem todos os distritos produzem tais utilizando como matéria-prima, o algodão. Em alguns Distritos são produzidos, utilizando fio comercializado e corantes químicos, contrastando com outros onde ainda se produzem manualmente - são três, os tipos de plantas utilizadas, na produção manual: as folhas tenras da árvore da Teka ; uma planta bulbosa – Kinur (significa em Tétum, cor amarela) e um arbusto – Taun (donde se extraem os tons azuis, esverdeados até à cor preta).
Os padrões e os motivos evocam, de uma forma geral, animais e elementos da natureza. “Estes motivos foram herdados dos antepassados ,e, tal como as receitas, transmitidos de mãe para filha. Os desenhos são sistemas de reconhecimento de uma linguagem cultural e representam os mitos ancestrias de todo o grupo e os seus símbolos. Mesmo quando estes motivos não podem ser associados a qualquer simbologia cultural, representam sempre mais do que uma mera decoração, como por exemplo o prestígio do indivíduo que enverga o tais, a sua posição na escala social, etc.” (in: Turismo de Timor-Leste) .
Fiquem com estas fotos para vos aguçar a curiosidade


Pormenores de um tais do Distrito de Oecusse .

2 Comments:

At 4/12/07 04:10, Anonymous Anónimo said...

hNOS MEUS TEMPOS DE RAPAZOLA AÍ EM PANTE MACASSASAR OS TAIS DO
OE CUSSI ERAM OS MAIS FAMOSO DE TIMOR.
VOLTEI DE NOVO EM 2003, E ESTIVE DURTANTE UNS DIAS NA CASA DOS PROFESSORES QUE ENTRETANTO TINHAM VINDO PASSSAR FERIAS.
MARAVILHOSO OE CUSSI....VÁ MANDANDO NOTICIAS. OU VEJA OE CUSSI NO SAPO.
BONS DIAS POR AI.
ALFREDO AZINHEIRA

 
At 1/6/19 11:46, Blogger Idalina M.J DaSilva said...

Adoro os TAIS de Timor Leste. tenho varios e gosto de todos eles.

 

Enviar um comentário

<< Home