sábado, outubro 21, 2006

RUA COLMERA/ "RUA AUGUSTA"

Cada vez que penso colocar um post no blog, não me sinto motivada e penso sempre :“fica para amanhã...”
Percebo então que não tenho escrito por duas razões:

1ª:Resta-me pouco tempo depois das horas de expediente.

2ª:Sinto que ao escrever, generalidades sobre Timor-Leste, é como se me traísse a mim própria, na medida em fujo ao espírito que aqui se vive – a tensão instalada por uma crise política, ainda não terminada, nem resolvida!


Digam-me daí o que querem que vos conte...deixo-vos, entretanto com alguns apontamentos tirados antes da partida.

RUA COLMERA/”RUA AUGUSTA”

A Rua Colmera é a rua mais movimentada de Díli e com maior número de lojas por m2. O nome “Rua Augusta” assenta-lhe bem, porque para além de ser a que concentra maior oferta de serviços e de comércio é também aquela onde podemos encontrar, tal como na Rua Augusta, comércio tradicional. Não sei como terá crescido a cidade de Díli, mas o facto de existir este tipo de comércio nesta rua é um indício de que já era o “centro” da cidade, antes desta se expandir. Por entre inúmeras lojas de electrodomésticos, material electrónico, material audiovisual e vestuário – em regra, o refugo das imitações made “in China” - podemos encontrar alfaiates e retrosarias. É ainda uma prática muito comum, entre os timorenses “mandar fazer” roupa! É por isso que estas lojas existem! Porque há procura! Quero acreditar que daqui a alguns anos, quando Timor-Leste for assinalável no mapa por razões de desenvolvimento (optimismo meu) e for “engolido” pela tão necessária e perigosa globalização, estas lojas se mantenham, pois são elas, que aqui, como em Portugal, como em qualquer parte do mundo, ditarão a diferença; que contribuem para afirmar identidades e acentuar diferenças nesse mundo (desenvolvido) cada vez mais igual.

7 Comments:

At 22/10/06 01:06, Anonymous Anónimo said...

Sonhei ontem que tu escreveste no blog!

 
At 23/10/06 15:32, Blogger São said...

:) que bom que me acompanhas, aí desse lado! Bj

 
At 26/10/06 06:01, Anonymous Anónimo said...

Oi, vai sempre escrevendo, nem que seja para dizer que estas bem.
És a nossa reporter no local.
Beijos
Lidia

 
At 26/10/06 08:00, Anonymous Anónimo said...

Cara São:

Imagino que, de vez em quando, se pergunte se alguém lê aquilo que aqui vai apontando, para além do seu grupo de amigos mais ou menos restrito. E compreendo que surja, por vezes, alguma desmotivação. Mas acredite que há mais quem acompanhe as suas notas, e que lhes reconheça o valor testemunhal de quem vive a realidade de perto, sem agenda camuflada, sem patrão a quem mostrar trabalho, sem público a atrair. Se me permite, queria pedir-lhe que continuasse a dar-nos os apontamentos das pequenas coisas, os pormenores que não cabem nos títulos de primeira página, os recortes do real em que Timor é fecundo.
E obrigado pelo que tem partilhado até agora.

RR

 
At 30/10/06 12:03, Anonymous Anónimo said...

Mesmo estando "ao teu lado" gosto de saber qual é o teu olhar sobre esta ilha. Continua!

 
At 31/10/06 09:45, Blogger São said...

Caro RR:
Obrigada pelas suas palavras e sugestões. O seu testemunho tem sido importante para mim.Espero estar à altura das suas expectativas ;)

 
At 31/10/06 09:57, Blogger São said...

Isto do anonimato é tramado ;) para quem está "ao meu lado", sim...continuarei a mostrar o "meu olhar" sobre esta ilha!

 

Enviar um comentário

<< Home