domingo, fevereiro 12, 2006

LISBOA-DÍLI

1 – (Para)fusos horários
Isto da Terra ser redonda, girar à volta de si mesma e à volta do Sol… a gente já sabe, não é? Mas quando nos deslocamos a 1000 quilómetros à hora, no sentido Este e perdemos umas horas de vida…é que não tem jeito nenhum e dá-nos cabo dos (para)fusos! Ainda se fosse para Oeste, aí sim, ganhávamos umas horas! E se é para ganhar, a malta não se importa. Ficamos logo todos contentes e não pensamos mais nisso, até porque chegados ao local de destino, mais cedo começamos a nossa visita. Agora, chegar a Singapura e ter de acertar o MEU RELÓGIO e passar das nove e meia, da manhã de 3ª feira, dia 7 de Fevereiro para as cinco e meia da tarde do mesmo dia é que não tem jeito nenhum! Dei um pulo no tempo? Quero o meu dia 7 de volta! Eu não vivi esse dia!

2 – Açores &Madeira
No Hotel, em Bali (chegados à Indonésia não há ligação, nesse dia, para Timor-leste, temos de ficar uma noite em Bali e seguir viagem no dia seguinte), quando disquei o número de telefone da casa da minha mãe, no Concelho de Sintra, apareceu no écran do aparelho que faz o controlo das chamadas, a indicação do local, pasmem-se! Açores & Madeira! O meu primeiro impulso, (meu, não do telefone), foi desligar pensando ter-me enganado; mas não! O Número está correcto e a chamada foi efectuada. Ignorância minha. Claro! Vejam lá a coisa por este prisma: Nós somos o país que pertence àquelas ilhas, certo? Parabéns João Alberto e afins!

32 anos de Democracia, 32 para vendermos o melhor que temos (até melhor que nas nossas ilhas)! Um clima raro no mundo! Somos o país da Europa com maior número de horas de Sol/ano, cerca de 3000h! Onde estão os painéis solares?(Nem vamos agora falar do aproveitamento solar que fazem os países, do Norte da Europa). Nem sei mesmo, se grande parte dos portugueses tem presente a singularidade do nosso clima. Somos, a par com mais dois ou três sítios, únicos no mundo. Temos um clima com Verões quentes e secos! O “normal” por todo o mundo e também aqui em Timor-Leste, é que quando faz muito calor, também chove muito. Na época em que as temperaturas são mais elevadas, precisamente por causa do ar ser tão quente, dá-se uma forte evaporação, logo registam-se valores de precipitação. Voltando a Bali, sejamos otimistas! Em Bali, um dos sítios mais turísticos do Mundo já conhecem as nossas ilhas…só falta conhecerem o país!

3- Onde fica Portugal?
No aeroporto de Bali, conheci um grupo de jovens, missionários protestantes coreanos, e tal como eu, com destino a Timor-Leste. Uma jovem travou conversa comigo, e à resposta sobre qual era o meu país, exclamou: Oh! Eu quero muito conhecer a Espanha! Depois disto fiz do meu orgulho ferido forças e vá de vender Portugal! Portugal, Portugal, Timor-Leste (Língua Portuguesa)…e o Euro 2004 e a Expo… e os Descobrimentos… um jovem, seu colega, que ouviu toda a conversa, exclamou no fim: So…are you american? Grrrrrrrr
Queridos alunos se não souberem onde ficam as Coreias, não faz mal, estão perdoados!

4 – Grrrr….outra vez!
Mesmo para os Balineses – que fazem coisas extraordinárias, exímios em criar, decorar, arranjar (sítio turístico, lembram-se?), é demais querem passar com a minha nova bicicleta, em cima de um carrinho de transporte, como os do aeroporto, por um corredor mais estreito que a bicicleta! Oh não! Novinha em folha e uma roda empenada! Não admira…eu venho de um país que não existe!

2 Comments:

At 17/2/06 22:33, Blogger Unknown said...

Calma, São! As coisas já foram piores, não achas? Espero que esteja tudo bem por aí e que tenhas regressado já recuperada dos acontecimentos :)

Um beijinho grande

 
At 20/2/06 18:19, Blogger São said...

;)Bj para ti kraak

 

Enviar um comentário

<< Home