segunda-feira, dezembro 19, 2005

AS VÉSPERAS DE NATAL EM DÍLI



Durante a semana, vislumbrei à porta de algumas lojas, árvores de natal em plástico e muito reluzentes... questionei-me, como seria aqui o “ambiente natalício”.

Sábado de manhã, saí para a rua de máquina fotográfica em punho, decidida a registar o movimento das ruas de Díli, em vésperas de Natal! Acho que procurava, de certa forma, encontrar um pouco do ambiente a que estou habituada... mas não o encontrei! Existem, sim, árvores à porta das lojas, existem Pais Natal, em plástico...o cenário está montado, mas não há nenhuma alteração ao movimento que eu já reconheço como normal, para um Sábado de manhã! Aquela azáfema, de gente, de movimento, de barulho, de filas nas lojas, de encontrões, de uma iluminação que se impõe e nos recorda e todo o momento ”É Natal, è Natal!!!” , aqui não existe! Melhor, em termos comerciais, existe..mas nesta altura a maioria dos “málai”, voltam aos seus países...imagino que ainda vai demorar a chegar, o dia em que podemos encontrar semelhanças, neste período, aqui em Díli, e em qualquer outra cidade!
O meu passeio de Sabádo acabou no restaurante “Alfa-Omega”, onde encontrei os meus amigos, por ordem, na foto, da esquerda para a direita: O Aníbal, o Rafael e o José...vivi um pouco do espírito de Natal com eles...andam na escola, mas nos tempos livres vendem jornais! Almoçaram comigo e depois pediram-me uma prenda, sim os três em conjunto, só me pediram uma prenda: uns sapatos para o Rafael, o mais pequeno, porque não tem para levar para a escola e a professora não deixa andar na escola sem sapatos!...e pronto! Uns ténis coloridos fizeram a alegria do Rafael, que enquanto nos acompanhou não tirou mais os olhos, dos seus próprios pés!
(Tenho a consciência do quanto esta estória é esteriotipada...também para mim o seria, se aí estivesse, mas agora estou do lado de cá, do lado das estórias reais).
As fotos:
As árvores e o Pai Natal... uma mulher com galos mortos, as ruas sem grande alteração de movimento, uma menina com um cachorro parecido com o Duque ;(, uma cabra presa, junto à casa degradada, com poças de água insalubre - imagem comum em Díli.
Pelo caminho, encontrei este cachorro...

1 Comments:

At 5/1/06 02:39, Anonymous Anónimo said...

Olá tia!
Cá o Natal é,cada vez mais, consumismo. As crianças recebem prendas e mais prendas (algumas), coisas q passado algum tempo já nem dão importância. O q qualquer criança daí n daria por ter uma peq. parte das prendas de uma criança daqui? Vivemos num mundo de grandes disparidades. Quem sabe um dia mude... vamos tendo esperança! Bjocas de todos aqui em casa.

 

Enviar um comentário

<< Home