sábado, fevereiro 11, 2006

EM PORTUGAL

De regresso a Portugal após 4 meses de ausência, foi com emoção e alegria que revi a família, os amigos e o meu cão. Quatro meses fora do país onde se nasceu e sempre viveu, é muito pouco tempo para sentir estranheza seja no que for. Rapidamente tudo nos é familar e próximo. Quando pensava que tinha estado este tempo tão longe, parecia-me irreal, coisa de sonho… como se eu me tivesse desdobrado, e fosse um outro eu, que esteve do outro lado do mundo. Isto fez-me pensar que se estivesse num qualquer país da Europa, não sentiria assim, porque seria maior o termo de comparação. Timor-Leste é um país pobre; nenhum dos sectores de actividade está desenvolvido (Agricultura, Serviços, Comércio, Indústria) – por isso a paisagem humana, não tem termo de comparação. De qualquer forma, apesar da sensação de nunca ter saído, foi sentir uma “lufada de civilização”! trânsito ( muito rápido), lojas, saldos, ruas iluminadas… mas mais do que isso foi passear com o Duque ( o meu cão) na minha Serra da Arrábida, na companhia dos amigos de sempre – os passeios longos e diários, dão-me o direito de me sentir pertença deste pedaço de terra, feito Serra, tão digna e tão bela.
Senti próxima toda a minha família – obrigada a todos pelo calor que me deram e obrigada mãe por seres essa mulher de coragem que resiste a um enfarte de miocárdio como já resististe a tantas asperezas na vida! Quis o destino que ela fosse dura contigo mas dotou-te também dessa energia e inteligência, que te permitiu criar e formar 8 filhos, ultrapassando tantas agruras e dificuldades que só tu saberás, porque as viveste; porque cada dia da tua vida foi a soma das partes das necessidades de cada um dos teus filhos.
Obrigada queridos amigos, amigas e colegas por me terem aquecido a alma com a vossa presença e por saber que me acompanham, nesta aventura por estas terras. Cá estou eu, na outra metade do mundo, na "parte de baixo" – (Pensamento de alguns alunos do 7º ano: como é que as pessoas que vivem no Hemisfério Sul, não caem, se estão de cabeça para baixo ?) ;)