OS TÁXIS DE DÍLI
Qual cão a abanar a cabeça? Qual naperon? Qual almofada? Qual bandeirinha envergonhada do Benfica, do Sporting ou do Porto? Qual t-shirt enfiada no encosto do banco dianteiro?
ou... moda nova, qual colete reflector, também nas costas do banco dianteiro? (É preciso trazer no automóvel, mas... pode ser debaixo do banco?)
- Já agora, um pensamento secreto: Eu acredito que um dia, por pura distracção, alguém vai descobrir a solução para a nossa crise económica! assim...tipo "por acidente" ou "foi sem querer"! Alguém do governo é mal interpretado pelo cidadão comum, ou...é interpretado de forma enviesada - nós somos peritos em encontrar os caminhos mais curtos. Uma piscadela de olho e um conselho na ponta da língua fazem de nós uns "experts" em qualquer matéria – basta que alguém comece com um determinado comportamento – Kitsch, visível, de encher o olho ao cidadão comum, tipo New (old) fashion!
Com estes ingredientes, a moda pega! Não pegou a moda do Scolari?
Scolari pediu bandeiras! Nós correspondemos ao pedido e enchemo-nos de orgulho! Orgulho Nacional! Perdemos o pudor de nos assumirmos como PORTUGUESES!!! (muitas das bandeiras foram feitas na China e compradas aos chineses, a muitas delas faltavam as Quinas, mas chinesices à parte, isso que importa? tinha o vermelho e o verde, não tinha?)
Bom... então e o código da estrada?
A multa se não se trouxer o colete é pesada... por isso os portugueses colocaram o colete bem visível!
Pergunto-me: as multas não são suficientemente pesadas para outras infracções? Qual é o preço de uma vida? 1/2 litro de vinho? 1 litro? 2 dúzias de cervejas? 4 dúzias?
E que tal encontrarmos um "fait-divers" para estas multas? assim... qualquer coisa visível! Não sei... umas bandeirinhas giras, a colocar fora das janelas, uma t-shirt a enfiar no encosto com uma mensagem? O que é preciso é que a moda pegue! Já estou a imaginar milhares de portugueses - os que bebem e os que não bebem - a aderirem à causa... e lá vamos nós todos orgulhosos de bandeirinha fora da janela, a mostrar a todo o mundo - de peito aberto - eu não bebo ! Eu não sou um assassino das estradas!... mas lá está! claro que alguns desses portugueses, "orgulhosos a mostrar a bandeira" são daqueles que bebem litradas... há sempre aqueles que vão enganar com "engenho e arte" os polícias... mas nada a fazer! Está nos nossos genes. Somos uns criativos....uns "Chicos-espertos"!
Chicos-espertos, são aqueles tipos, de peito aberto, transbordam confiança que até irrita, uns gabarolas, junto deles a vida é fácil, não há obstáculos....tudo é transponível, conhecem sempre o tipo certo, para a resolução certa... e barato! Até estou a imaginar um slogan nacional:
"Chicos - espertos ao poder! tudo mudaria de forma tão enviesada e dissimulada e você não daria por nada"
Ah... desculpem-me as divagações! Tudo isto porque vos queria falar dos táxis de Díli!
Em Díli (quase 200 000 habitantes) o trânsito é caótico! as regras são para cumprir... mais ou menos... a velocidade a que se deslocam é tão baixa que nos cruzamentos... a prioridade é assim... mais ou menos... é "mais" para os que lentamente chegaram primeiro àquele ponto sem retorno, então avança primeiro; o "menos", mesmo que tivesse prioridade deixa o outro passar calmamente e... calmamente avança! Há muitos jovens a conduzir táxis, mas independentemente da idade todos circulam a uma velocidade média de 20 kms à hora!... (em Díli não há seguradoras, convém andar devagar). Independentemente da idade, todos gostam de decorar o seu táxi com adereços! Podemos encontrar de tudo! Desde grandes almofadas no óculo traseiro, até corações de plástico pendurados à entrada - (em regra bato lá com a cabeça) - símbolos religiosos, símbolos desportivos... Benfica, Sporting, Porto, AC Milan... enfim! é uma questão estética perfeitamente assumida! É cultural! Táxi sem estes adereços... não é táxi que se preze...
2 Comments:
:-))
Aposto que sorris cada vez que entras num! ;)
Enviar um comentário
<< Home