segunda-feira, dezembro 19, 2005

FEIRA DO LIVRO LUSÓFONO EM DÍLI


FEIRA DO LIVRO LUSÓFONO EM DÍLI

Comunidades de Países de Língua Portuguesa 27 de Nov. a 4 de Dez.

Terminou no dia 4 de Dezembro, mais uma feira do livro em Díli. Desta vez como das outras, fica-se com a sensação, de que os livros não chegam para tanta procura !!! Dá gosto ver tanta gente jovem, a folhear livros. Vieram alunos das escolas de vários distritos; muitos deles puderam comprar livros pela primeira vez nas suas vidas de 9,10, 11, 12 anos...!
Foram programados eventos todos os dias, ao fim da tarde. Uma conferência de um geógrafo Francês, Fréderic Durand , “ sete séculos de cartografia e de viagens a Timor”; Conferências com a escritora Alice Vieira, com o ilustrador André Letria, com o escritor Daniel Tércio, com sua Excelência Primeiro Ministro Mari Alkatitri.
No dia 29 de Nov. Teve lugar o lançamento do livro do professor José Mattoso, intitulado “A dignidade - Konis Santana e a resistência Timorense”. Eventos diários: Exposição sobre Cartografia em Timor-Leste; Ciclo de cinema , na Fundação Oriente e uma exposição de fotografia do fotógrafo Joel Santos.

Dou-vos conta de alguns destes eventos:

O fotografo Joel, um jovem economista que se apaixonou por Timor-Leste, pelas paisagens e pelas suas gentes!

Visitem o seu site:www.joelsantos.net

















O escritor Daniel Tércio, professor na Universidade em Timor, falou-nos do “Fantástico na Literatura” O seu primeiro livro, “ A vocação do círculo” escrito em 1983, aproxima-se bastante do “Homem Duplicado” de José Saramago.. !!!!.mas o livro do Daniel nasceu primeiro...a não ser que...como estamos a falar de fantástico...

O livro do Primeiro Ministro Mari Alkatiri, “Timor-Leste: o Caminho do Desenvolvimento, reúne um conjunto de textos que estiveram na base de vários discursos nos mais diversos contextos.
Do prefácio: “ Sou primeiro-ministro porque:

- Pude herdar um país liberto para governar. Por este facto, agradeço a todos aqueles que se emolaram pela pátria, aos heróis e mártires representados por dois grandes líderes de duas diferentes gerações de liderança de combatentes: Nicolau Lobato e Nino Konis Santana; mas também dos vivos, representados por Xanana, Lu e Ruak, Lere, entre outros comandantes e combatentes;”

André Letria, filho de José Jorge Letria, ilustra essencialmente livros infantis, falou-nos do processo criativo que medeia entre o texto e a ilustração que a acompanha. Ganhou o Prémio Nacional de Ilustação com o livro “Versos de fazer Ó-Ó”. “A Ilha do Sol Nascente”, é “dedicado ao povo de Timor-Leste e também a todos os que , resistindo à ocupação indonésia, ajudaram a que a vontade desse povo se cumprisse” (Prefácio).
Fiquem com algumas ilustrações; já agora lanço-vos um repto: qual de vós me descobre o livro onde existe uma ilustração, com fundo amarelo e com um homem de costas voltadas e com um pássaro na cabeça? ...senti um forte impulso em ter essa ilustração.