terça-feira, janeiro 17, 2006

JORNAL DE LETRAS FALA DE TIMOR-LESTE

Sensação estranha.
Pego no jornal JL (nº 919, de 21 de Dezembro a 3 de Janeiro) e leio artigos sobre Timor-Leste: Uma longa entrevista com o Professor José Mattoso (que viveu cá no Bairro), a escritora Alice Vieira, a Inauguração do Museu de Resistência Timorense….estranho porque em Portugal, eu estaria a ler acontecimentos distantes…lá em Timor-Leste! Agora, sinto-me por dentro do que lá se diz, das personagens que lá se falam, dos acontecimentos que lá são referidos!
Recebemos aqui o “JL”, com cerca de uma semana de atraso, mas recebemos!
Estive na sessão de lançamento do livro do professor José Mattoso: “A Dignidade-Konis Santana e a Resistência Timorense”, onde de facto o número de exemplares recebidos, ficou muito aquém da procura. Três meses e meio em Timor-Leste, não é muito tempo, mas é o tempo suficiente para me identificar com o que o Professor Mattoso escreve, quando fala do povo timorense.
Vale a pena lerem também, o testemunho da escritora Alice Vieira, levou Timor-Leste no coração e promete voltar! Pena a atribulação da viagem...episódio que nós aqui de Díli fomos acompanhando… e também esperando! A maior surpresa para a Alice Vieira, foi não ver pedintes nas ruas, não ver crianças pedintes….ou melhor: Viu! Mas pediam lápis! Lembram-se da estória do menino que me pediu sapatos, na véspera de Natal?