quinta-feira, dezembro 08, 2005

7 de Dez. de 2005 - 30ª ANIVSERSÁRIO DA PROCLAMAÇÃO DA INDEPENDÊNCIA DA REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR-LESTE

Sim, faz hoje 30 anos que a Indonésia invadiu por terra, mar e ar este pequeno país! E que, se calhar, por ser pequeno, julgou ter por concluída esta tarefa, em 24 horas!

Todos sabemos quão longas foram estas horas....

Para não se correrem riscos, porque a memória às vezes é traiçoeira, porque é preciso que os jovens deste país tomem nas suas mãos o caminho do desenvolvimento e façam juz ao sangue derramado pelos seus compatriotas, familiares e amigos, foi hoje inaugurado o ARQUIVO E MUSEU DA RESISTÊNCIA TIMORENSE!
Foi com emoção que assisti hoje à abertura deste espaço e aos discursos das mais altas individualidades!
É com emoção e respeito, que ouço os relatos das estórias de pessoas que conheço!
É com muita admiração que olho para os “veteranos” desta guerra que hoje estavam lá, dando o seu testemunho de bravura e de dignidade!
Foi com um sorriso nos lábios que assisti a um leilão de duas fotos, feito pelo próprio presidente Xanana Gusmão! Admiro-lhe a simpatia, o jeito, o sentido de humor que coloca no seu discurso, a forma próxima como chega até cada um de nós!

As fotografias:
O presidente Xanana a discursar em frente ao edifício;
O leilão de duas fotos;
A prova da boa disposição do presidente;
A máquina de escrever de Konis Santana - (um guerrilheiro importante, sobre quem o prof. José Mattoso escreveu um livro " A dignidade de Konis Santana" - Círculo de Leitores);
A arma utilizada pelo Xanana Gusmão