quarta-feira, outubro 05, 2005

2 de Outubro de 2005

O MERCADO DE DÍLI


O meu primeiro Domingo em Díli!

Fez-me falta o meu passeio matinal de bicicleta :(
Aqui compra-se uma bicicleta com mudanças, mas bastante pesada por 90/100 dólares. Quando nos formos embora é fácil trocar-se no mercado por outras coisas! Cool!
Também há muita gente a correr na marginal... não tenho desculpas para chegar a Portugal fora de forma! J

À tarde fizemos, eu e o João um passeio, a pé, pela cidade! Os taxistas ficam baralhados connosco, passam por nós às dúzias e apitam, apitam...não estão habituados a ver “malaios” a andar a pé! Temos sempre de olhar e acenar com a mão a dizer que não queremos, senão não se vão embora! Quando andamos de táxi, temos de negociar o preço primeiro...se não o fizermos pedem-no três vezes mais..o preço para a maior parte dos sítios dentro da cidade é um dólar. Qualquer dia queremos um táxi e não nos ligam nenhuma! J

Andámos 3 horas e meia, descobrimos um mercado com legumes e fruta; estas pessoas descem as montanhas, todos os dias, para venderem os seus parcos produtos! Vi ervas, que nunca tinha visto! O nosso Tétum deficiente não nos ajudou nas explicações para os nomes de tantas ervas e para que serviriam. Para comer? Para fazer chá? E o que fazer com melancias do tamanho de bolas de ténis de mesa? (Não devem ser melancias...mas são exactamente iguais). E papaias do tamanho de melões? Uau! Que felicidade! Adoro papaia! Ora vejam lá as fotos!
















OS CÃES DE DÍLI

Um teórico do Urbanismo disse um dia que o grau de humanismo de uma cidade se vê pela forma como os pássaros frequentam os largos e as praças das cidades!

Olhar para os cães estranhos daqui, é perceber que tudo está intimamente relacionado, tudo resulta do grau de sociabilização e de interacção entre pessoas e destas para com os animais. Se para as pessoas a principal questão diária é a sobrevivência, também o é para os animais! Até aqui dá para perceber; o que eu nunca pensei ser tão incrivelmente visível, é a expressão, melhor a inexpressão dos cães! Não há nenhuma, nenhuma interacção entre homem e animal! Vivem em mundos paralelos! Estes cães são autênticos coiotes! Tentei fotografá-los mas não consegui bem a expressão de que vos falo! Consegui uma aproximação. Eles comportam-se como gatos selvagens! Acreditem que perceber através da expressão destes animais o quanto falta fazer neste país, é assustador!

13 Comments:

At 5/10/05 18:52, Anonymous Anónimo said...

Estou a ver que o blog está animado!! :) Estou a adorar tudo :)
(podes trazer um porquinho desses para mim?)

 
At 6/10/05 06:28, Anonymous Anónimo said...

Estou a adorar! Sempre conseguiste contar muito bem histórias e fazer com que tudo pareça real e presente.
Vou continuar a acompanhar :-)
Beijinhos,
Eduarda

 
At 6/10/05 18:45, Anonymous Anónimo said...

Olá. Fiquei surpreendida com a expressão com que transmites o que estás a viver. Continua a escrever e a enviar fotografias. E como é a vossa casa? Fotos. Mais. Beijo Sofia

 
At 6/10/05 19:02, Anonymous Anónimo said...

Olá
Ahhh as papaias - vê se comes algumas por mim!!! Estou contente de estar a correr tudo bem. Quando puderes manda direção para eu enviar vcorreio.
Muitas beijocas
mané

 
At 7/10/05 11:24, Anonymous Anónimo said...

Adorei as tuas histórias!...ai, o que eu ri com esta do porco!!! Demais...consigo mesmo imaginar!!!
...continua a contar-nos tudo!
Beijos doces.

 
At 8/10/05 06:15, Anonymous Anónimo said...

:) que grandes papaias !!!

 
At 8/10/05 06:37, Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 8/10/05 06:37, Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 11/10/05 10:56, Anonymous Anónimo said...

;)gosto de saber que estão aí

 
At 11/10/05 11:39, Anonymous Anónimo said...

Gosto de saber que estão aí ;)

 
At 12/10/05 06:06, Anonymous Anónimo said...

Olá, Eu (Sandra), Marco, Filipa e mana Ana, tivemos a ler as tuas aventuras em tão pouco tempo.
O Marco e a Filipa rasgam vários sorrisos e a mana Ana, várias lágrimas.
Eu, imagino cada passo, cada momento que falas e penso que eles também.de tão maravilhosamente descrito, que conseguimos inclusivé cheirar daqui o porco...
Estão todos com saudades e queremos ver mais, para ver se evitamos gastar dinheiro na viagem!

 
At 13/10/05 03:36, Anonymous Anónimo said...

Gostei muito; continua pq está formidável! Até podes escrever um livro - "São em Timor". Pensa nisso. Manda mais fotos e coloca-as tb no livro.
Beijinhos
Branca

 
At 14/10/05 05:31, Anonymous Anónimo said...

Olá São
Vejo que está a correr tudo bem, pois li o blog e gostei muito.
Um beijo ao João e diz-lhe que a casa continua em pé.
Beijos meus e do Bruno
Ana Cristina

 

Enviar um comentário

<< Home