terça-feira, outubro 25, 2005


18 de Outubro de 2005-10-25

ONDE ESTÁ A EUROPA?

A percepção de que estou “deste lado do Mundo” de repente aumenta, quando, dentro de uma sala de aula, no interior de Timor, me deparo com este mapa! Sempre tive o cuidado de alertar os meus alunos para a visão egocêntrica da representação do mundo! Digo-lhes:” A Europa não é o centro do mundo – juro que me refiro só à construção dos mapas ;) ...se esta aula estivesse a decorrer no Sudeste Asiático, teríamos outra representação; a Europa estaria “num canto” e no centro do mapa teríamos a Malásia, o Japão, a Austrália.... Timor!!!!
Queridos alunos, ao que parece o “centro do mundo”, no que à representação da Terra se refere, está onde nós estivermos! Agora é Timor o centro do “meu mundo”. Quando voltar prometo centrar-me na Europa, outra vez!