quarta-feira, fevereiro 28, 2007

OECUSSI. O regresso

Um luxo! Foi de helicóptero! Das mais de 200 fotografias que tirei escolho aleatoriamente estas, para vos mostrar este país, e dar conta do seu grau de urbanização. Com os pés na Terra, quando ouço falar nas capitais de distrito, até consigo imaginar como na realidade são, mas visto lá de cima, a percepção é outra! De facto uma imagem vale mesmo mais que mil palavras! Como é então Timor - Leste visto do ar? Montanhoso e verde; muito montanhoso e muito verde; linhas de água, ribeiras e cabanas com tecto de colmo e também muitas casas com tecto em zinco. (Modernices)! Só muito espaçadamente aparece uma casa em betão. De Oecussi para Díli, passando por Cova lima e Bobonaro, a paisagem é sempre esta! Em Timor-Leste não há rios! Não há mesmo! Há, isso sim, muitas ribeiras (motas, em Tétum); na época seca, ficam literalmente sem água e servem como via de comunicação; na época das chuvas tornam-se traiçoeiras. Como chove torrencialmente, o volume de água que transportam, aliado ao facto das vertentes serem muito íngremes, tornam-se violentas e perigosas. Nesta época são frequentes os acidentes mortais, para aqueles que infortunadamente não conseguiram atravessá-las a tempo, tal é a velocidade com que enchem!




Adeus Oecussi.


O verde e as montanhas As Ribeiras



2 Comments:

At 3/3/07 23:13, Anonymous Anónimo said...

Grande aventura e grande testemunho! Realmente, deve ter sido um choque ouvir o nome da senhora... Parabéns também aos professores que desenvolvem o seu trabalho em condições tão precárias num sítio tão recôndito.

RR

 
At 6/3/07 07:25, Blogger Sandra Lourenço said...

Olá.
Como sempre, deslumbras-nos com a precisão dos relatos, que pensamos estar aí. Aliás posso dizer que é a melhor viagem que posso fazer sem aí estar.
Desta vez estive em Amesterdão, e mal posso esperar para falar também de lá. A Ti.. A todos através do meu Blog, que abondenei e que agora resgatei!
A próxima viagem será a de Lua de Mel, nas caraíbas, nas Antilhas Holandesas, no largo da Venezuela. Eu e o Marco, vamos conehcer outra realidade, que apesar de ser Caraíbas, é com certeza diferente do México. Assim, espero de coração, que Timor deixe regressa a sua, agora filha, a Portugal, para o nosso casamento!
Te esperamos. Beijo Grande de mim e do Marco.

 

Enviar um comentário

<< Home