segunda-feira, fevereiro 26, 2007

Em OECUSSI fala-se Baiqueno


A Senhora da fotografia só fala Baiqueno, uma das 17 línguas faladas em Timor-leste. O Tétum, já me é familiar e consigo mesmo, por vezes, perceber o tema da conversa. Baiqueno, nunca tinha ouvido! A minha intenção de trocar algumas palavras com esta senhora, ficou gorada, à partida…valeu-me o Sr. Damião, motorista da Cooperação. Após umas breves palavras – estranhas, muito estranhas…enquanto ouvia a Sra. falar só me lembrava dos documentários que todos já vimos na televisão sobre as aldeias remotas de África – resolvi perguntar-lhe o nome e eis que tive um “encontro com a nossa história” Da boca daquela senhora saíram duas singelas palavras que eu reconheci de imediato e que de tão familiares, me arrepiaram…Filomena Ribeiro!!! Sim, esta senhora, que mora em Oecussi, que fala um dialecto estranhíssimo e que nunca daqui saiu, chama-se “Filomena Ribeiro”…ah! O cão maior chama-se “Porto” e a cadela “Boneca”! Se em Díli me sinto longe de Portugal, aqui sinto-me longe de Portugal e de Díli e talvez a imposição da distância, neste sítio recôndito me incuta esta vivência de forma mais forte e mais sublinhada, mas garanto-vos: estes episódios – porque vividos – valem por todos os volumes da nossa História!


Filomena Ribeiro.